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Asistência Técnica e Consultoria em Gestão de Empresas


Assistência técnica e consultoria de empresas

No âmbito da revitalização do INAPEM, foram criados quatro eixos de actuação, dos quais faz parte o domínio da consultoria e assistência técnica empresarial, que começou a funcionar em pleno a partir de Novembro de 2012 com o lançamento do concurso público para terceirização desse serviço.

Visando o desenvolvimento do segmento da consultoria e assistência técnica empresarial, o INAPEM promoveu um concurso público do qual aderiram 150 empresas de consultoria. Deste universo, apenas 33 ficaram apuradas, que são hoje, a rede de consultores externos do Instituto Nacional de Apoio à Micro, Pequena e Média Empresa.

O objectivo do departamento é o de prestar apoio ao empreendedorismo no suporte à criação de empresas, no apoio ao financiamento e na redução de custos relativos à optimização das vendas.
O INAPEM, entre os diversos eixos de actuação, tem trabalhado na vertente de elaboração de estudos de viabilidade.


Plano de negócios

O Plano de Negócios é um instrumento fundamental para o lançamento e gestão de qualquer negócio ou empresa. É considerado como uma peça chave de apresentação de um projecto de investimento a um investidor ou financiador, seja ele individual, colectivo ou uma instituição financeira.

Assim sendo, o INAPEM, como órgão público, que tem a nobre missão de fortalecer capacidade de gestão de negócios para as MPME`s , tem como obrigação a criação de diversas ferramentas para o consumo desta classe empresarial, disponibilizando, por isso, uma das base de trabalho para qualquer empreendedor, que lhe facilite em transformar uma ideia de negócios a projecto empresarial, ou para qualquer projecto de investimento de uma empresa de raiz ou já existente.




Honorários para consultoria
Para a micro-empres, está estabelecido um tecto de 500 mil kwanzas como montante a pagar à consultora, sendo que o promotor deve pagar 25 por cento do valor e o INAPEM, paga os 75 por cento do valor. Pago os honorários, o candidato tem acesso ao estudo.

Requisitos para o cadastramento
Primeiro certificar-se no INAPEM
- Documentos da empresa devidamente formalizados
- Ficha de certificação da empresa

Preenchimento de três formulários:
- Certificação
- Termo de responsabilidade
- Minuta de declaração dos trabalhadores
- Preenchido o formulário, deve o promotor anexar ao formulário alguns documentos da própria empresa com o número de contribuinte no qual anexa também o alvará da actividade que vai exercer e o modelo de imposto industrial.
- Demonstração, através de uma certidão negativa de que não é devedor de impostos;
Preenchidos os requisitos, o promotor está cadastrado no INAPEM.

Com cadastramento, se tiver dificuldades em elaborar o estudo de viabilidade no estrangeiro, onde os custos são muito mais altos em relação aos cobrados pelo Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas, pode por via dessa ficha solicitar a elaboração do estudo de viabilidade económica INAPEM.

Elaboração de estudos de viabilidade
O estudo de viabilidade é um indicador que permite ao promotor saber sobre a área em que pretende investir, como se processa o investimento e o retorno. É no fundo um indicador económico e financeiro.
O serviço mais procurado até agora está relacionado com o estudo de viabilidade pois os promotores querem ter acesso ao projecto Angola Investe. Os outros tipos de consultoria também são importantes para as empresas que já operam, embora não estejam ainda operacionais.

 
" Caro Empresário, Clique no link abaixo para aceder as informações sobre os requisitos necessários para a elaboração de Estudos de Viabilidade Económica e Financeira, Perfis de Oportunidade de Negócios, Tópicos sobre Contabilidade Básica, Planilha em Excel  para Elaboração de Plano de Negocio, Passo-a-Passo para o Preenchimento da Planilha em Excel para a Elaboração do Plano de Negocio, Sugestão de Temas para a elaboração de Tutoriais Multimédia,  Conselho ao Empresário que contraiu Crédito Bancário e Decreto Presidencial nº 207/15 ."

Clique aqui para aceder as informações 


Áreas de actuação do Departamento de Assistência Técnica Empresarial:

Apoio ao financiamento
- É uma espécie de divisa que permite ou ajuda a implementar o seu projecto.
Nesse aspecto, o INAPEM volta-se para elaboração de estudos de viabilidade. Aqui elabora-se um estudo em cujo substrato é a ideia. O estudo pretende orientar os passos a seguir com a ideia empreendedora de um promotor. O que e quanto é necessário para tornar a ideia real ou concretizável. Tem de caminhar d e acordo com o estudo de viabilidade

Suporte na criação de empresas
- Uma oportunidade para beneficiar de um diagnóstico completo e um aconselhamento mais abrangente
Há pessoas com muito boas ideias mas não sabem o que fazer com elas. Aqui é necessário fazer diagnósticos e aconselhamentos. Orientar para formalizar a empresa e depois ir para os serviços de consultoria.

Racionalização de custos
- O ideal é que uma empresa tenha lucros. O objectivo desse serviço é reorientar as metodologias da empresa e direccioná-la para o lucro com receitas altas e despesas racionalizadas.
Um serviço destinado às empresas, que apesar de estarem já estabelecidas no mercado, precisem sanar as dificuldades que vivem no âmbito da racionalização dos custos.
O objectivo é fazer com que as empresas implantadas no mercado que vivam apenas para pagar as despesas, custos operacionais e tem poucos lucros, beneficiem de Assistência do INAPEM, desde que o solicitem. É feito um diagnóstico para descobrir as razões de uma tal situação.
- Porque razão a empresa só trabalha para cobrir custos operacionais e não tem lucros?

Contabilidade e auditoria
- Contabilidade bem organizada uma janela para o sucesso empresarial por isso o INAPEM trabalha com as mais conceituadas consultoras em nome dos bons resultados
O INAPEM pretende trabalhar também nesse segmento em breve, numa altura em que parte considerável das empresas não dispõe de um bom sistema de contabilidade e auditoria. Sem contabilidade organizada é impossível saber sobre a saúde financeira da empresa.
O INAPEM terceiriza esses serviços para que as empresas possam ter as contas bem organizadas. Se vai pedir crédito tem de ter a contabilidade bem organizada.

Consultoria e serviços das Tic´s
- Uma empresa voltada para as tecnologias de informação está aberta ao mundo de negócios
Em plena era digital e da auto-estrada da informação, o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas quer ver as micro, pequenas e médias empresas embrenhadas nas Tic’s para optimizar tarefas e alcançar bons resultados. Para tal, vai prestar consultoria às empresas, já que as empresas têm de aderir a essa tendência. O INAPEM dá consultoria para as empresas estudarem o modo como devem olhar para as Tic´s.

Consultoria fiscal
- Orientação para cultura tributária
É outro handicape que precisa ser ultrapassado no seio das micro, pequenas e médias empresas (MPME), pois nunca sabem como e onde pagar os seus impostos, bem como a sua periodicidade. Para que uma empresa funcione, o promotor tem de dominar estes aspectos todos. O INAPEM propõe-se a prestar também consultoria nessa área.
O único serviço que está alinhavado é o de apoio ao financiamento. Na medida em que vai se estabilizando, o INAPEM vai abrindo outras frentes, estabelecendo parcerias na criação de empresas com o Guiché Único, o Bué e direccioná-las para sustentabilidade e crescimento.

Projectos inovadores
Visando a promoção da inovação, o INAPEM financia projectos com essas características em até 75 por cento ou mesmo em 100 por cento. Se não for um projecto inovador, o INAPEM paga 75 e o promotor 25. Depois desse processo, o empresário tem de ter capacidade para suportar os custos ou as despesas de implantação.

Custo real dos serviços
O custo real dos projectos será baseado no custo da contratação externa do INAPEM em cada tipo de solicitação.
Área de actuação:
- Suporte à criação de empresa
- Apoio ao financiamento
- Racionalização de custos e optimização de vendas
Actividade:
- Mediação e suporte a criação de empresa
- Identificação de alternativas ao financiamento e suporte ao processo
- Diagnostico de negocio e identificação de medidas de racionalização de custos
Tipo de empresa e Estimativa esforço (dias) e custo real em kwanzas (AOA)
- Micro – 10 – 500.000
- Pequena e média – 20 dias – 1.125.000
- Micro – 10 dias – 500.000
- Pequena e média – 20 dias – 1.125.000
- Micro – 10 dias – 500.000
- Pequena e média – 20 dias – 1.125.000

A micro-empresa paga 500 mil. A pequena e média empresa paga um milhão e 125 mil. Até ao final do ano estimamos receber 332 pedidos de estudos de viabilidade, o que corresponde a uma média de 58 pedidos mês até ao final do ano.
 
Estudo de Viabilidade (PDF)
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